sábado, 6 de agosto de 2011

O FIM !!!!

                  Um dia destes li em algum lugar o quanto as palavras são poderosas.
              Sem duvida alguma quando o ser humano na pré história começou a balbuciar as primeiras palavras da chamada protolíngua universal começou a lenta degradação dos seus sentidos.
              Quando escutamos uma palavra necessitamos certo tempo para compreender seus sentidos ou o seu significado, mas quando recebemos um beliscão por exemplo na hora sentimos dor e gritamos.
              Os animais que não falam dependem exclusivamente dos seus sentidos para sua percepção do mundo.
               Quando em 2004 um poderoso tsunami invadiu cidades da Ásia e África, matando milhares de pessoa, que esperavam por avisos simbólicos para poder fugir, “palavras”-, através de telefones, rádios, televisão etc.... No Parque Nacional de Sri Lanka, onde vivem milhares de animais silvestres, nenhum deles morreu apesar da inundação repentina do mesmo. Leões , Elefantes, Zebras, roedores....  Em fim quase todos os animais conseguiram escapar, fugindo a tempo para regiões mais elevadas quando perceberam as primeiras vibrações sísmicas e ruídos do fundo do oceano.
             O mesmo poder da palavra que ajudou o Ser Humano a dominar quase todas as outras espécies da terra, também pode contribuir para sua derrocada.
              Na fantástica praia do Hermenegildo não poderia ser diferente, palavras soltas ao vento também podem ser muito prejudicial para todos os amantes e aficionados deste lugar mágico.Depois do ultimo ciclone extratropical, vento Sul ou Sudoeste, quem sabe! O que é normal nesta época do ano causando alguns prejuízos materiais. Surgiram novas e variadas opiniões sobre tudo, um grande jornal da Capital fez uma matéria com o seguinte titulo sensacionalista, “Um Balneário Engolido pelo Mar”. Autoridades desinformadas e sem nenhum fundo científico, afirmaram em entrevistas que a erosão chega a dois metros por ano propondo projetos faraônicos, para resolver o problema, Palavras , palavras....como dizia Gonzaguinha “Em dia Ruim também se diz bom dia”, palavras, palavras!!!
              Nós, Pua de Bagre, também temos algo a dizer . -Certo, sem nenhum estudo científico! Mais com um grande estudo histórico e Ambiental de quem vive e freqüenta este paraíso a mais de cem anos através de nossos pais e avos.
               Ao longo dos mais de 120 anos de história saímos dos campestres, com nossas casas, para invadir dunas incipientes e frontais, dunas estas que, formavam uma barreira natural flexível, onde protegia o balneário contra a violenta erosão das ondas e vento.
                Com a invasão acreditava-se, entre outras coisas que, construindo em cima das dunas moveis, não se teriam mais o problema de soterramentos das casas que era comum durante os longos invernos. Mais mesmo assim a areia fina e branca insistia em importunar as pessoas. E foi ai: Que através da palavra veio à grande e genial idéia!      – Vamos retirar esta areia nojenta, que insiste em ranger nossos dentes na hora de comer, pinica nossos corpos na hora de dormir e até queima nossos pés na hora de nosso banho de mar.
                E assim, milhares de caminhões de areia começaram a ser retirados de nossa praia. Proprietários faziam fila na prefeitura, alguns até faziam o velho lobe do amiguinho do poder, para que sua propriedade fosse contemplada em primeiro lugar e assim livrá-los desta peste branca e fina que tanto os incomodava.-Santa Ignorância!!!
                Segundo estudos o balneário se encontra mais de 40 metros a frente da linha da costa Hoje o oceano só está retomando o seu lugar,paciência.
            Pressinto: Não vai ser o fim do Hermenegildo não!!!! Acho!!! Palavras........

                                                                                            Ass. O cego.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário