quinta-feira, 13 de outubro de 2011

                        
    O manicômio!!!!!


                  Dentro do sonho humano de buscar a felicidade plena, onde estudiosos vasculham o mais profundo da essência humana para tentar descobrir quem somos,de onde viemos, para onde vamos, e qual é nosso papel neste universo.
                  Temos a certeza só de uma coisa:- Ainda não se sabe o que é ser feliz. Viver deveria ser uma viagem prazerosa,em harmonia com todos os outros seres do universo, em fim, deveria ser uma aventura dentro e fora do nosso intimo. Mais não é!!!!
                   Por outro lado acho que ninguém levou em conta o balneário do Hermenegildo que deveria ter um papel importante nestes estudos, aqui sem duvida é um laboratório natural de tudo o que já se fez em termos de psicologias e sociologia humana no mundo moderno, O grande Sigmund Freud que foi que mais se aprofundou para desvendar a mente humana certamente, aqui estaria no céu.
                    Neste pedaço Austral do Brasil, vivem pessoas inteligentes, que sintetizam a humanidade moderna, alcoólatras irrecuperáveis e recuperados, borrachos felizes e infelizes, neuróticos em recuperação, ou sem recuperação,filósofos populares analfabetos, loucos com suas sacadas geniais,pseudo-s intelectuais sedentos por informação, vivem gay , lésbicas e simpatizantes,assumidos ou enrustidos, políticos honestos e corruptos , falidos ou bem vividos, vagabundos assumidos ou sumidos, aqui tem gente pacata , empresários, velhos e crianças, jovens caretas, e até drogados babacas, vivem mulheres mal amadas e carentes, algumas até bem amadas e felizes, tem mexeriqueiras e mexeriqueiros de plantão, também tem, doutores, professores, trabalhadores, caçadores e pescadores, de ilusão. - Isto aqui sem duvida é um grande manicômio a céu aberto, onde todos são seus próprios psicólogos tentando resolver seus problemas existenciais, cada um procurando ser feliz do jeito que der.
                   Não temos duvida: -Que este lugar,de loucos quase que isolado em pleno século XXI, e que a mais de 120 anos vem forjando homens e mulheres fortes de personalidade e quem sabe, felizes, atrai pessoas que de uma maneira ou outra tentam quase que, empiricamente fugir dos preceitos da humanidade, que vive presa a princípios e conceitos e que torna a todos, prisioneiros de si mesmos e de suas limitações.
                   Em plena era dos computadores, quando ouvimos relatos, idéias e opiniões de pessoas simples aqui no Hermenegildo, observamos o quanto os bancos escolares e faculdades estão pobres e não conseguem passar para seus educandos o nível de consciência que nossa gente tem.
                   Os cursos de Sociologia , Psicologia, Psiquiatria e outras logias por ai, tinham que sair das salas de aula entre quatro paredes para vir á esta escola a céu aberto que é o grande educandário:- O Balneário do Hermenegildo!!

Como diz o grande poeta Mudinho “Praia louca e sapiente,”
                                                “Gente bronca inteligente”!!!!            

                                                                                                      
                                                                                                      
                                                              Ass.: o Cego

Nenhum comentário:

Postar um comentário